Imagem capa - Dicas para fotografar seu filho por Natália Vian Fotografia
Para mamães e papais

Dicas para fotografar seu filho


É comum ouvirmos os pais nos perguntarem: "como vocês conseguem?" ou "qual a mágica?" por conseguirmos fotografar seus filhos de uma forma tão leve e divertida, e assim, ter registros lindos e com aquelas gargalhadas que até mesmo os mais tímidos acabam soltando... Não existe um segredo, ou melhor: poderia dizer que PACIÊNCIA é uma parte do segredo, mas dentre isso existem muitos outros fatores. Já são longos anos dedicados à fotografia de família e de bebês e crianças, sem contar nos anos de experiência como professora de educação infantil e anos iniciais. Talvez você não saiba ou não se lembre, mas eu sou formada em Pedagogia e já exerci a função em diversas escolas e a tia Sofi, também já foi professora, ela concluiu o Curso Normal e está em andamento com a Psicologia. Aliás, nós duas já trabalhamos juntas e foi assim que nos conhecemos e atenção: tia Sofi que me ensinou a trocar fralda! (leia com orgulho essa frase!! hehe)


Claro que junto com toda essa mágica, precisamos da técnica. Foram inúmeros cursos de fotografia para que pudéssemos chegar onde estamos hoje. E o aprendizado é constante, pois a todo momento surgem coisas novas e precisamos estar atentas para trazer o melhor a vocês. Em função da Pandemia que estamos enfrentando contra o Covid-19 (#fiqueemcasasepuder) nosso estúdio parou, pensando em nós, em vocês e em todo o mundo, prezando pela VIDA.

Com isso, estamos sem ver nossos bebês mensalmente, e isso nos deixa triste e com muita saudade, acreditem! Saudades de fotografá-los, de beijar, apertar, e segurar no colo. Por isso, decidimos ajudar vocês a fotografar seus filhos em casa, e aproveitar essa quarentena, para curtirem bons momentos juntos, afinal, é disso que seu filho se lembrará. 


Que tal ativar o temporizador da câmera e se jogar no sofá? Pular na cama? fazer cócegas? e assim criar memórias para seu filho. Se liga nas nossas dicas:



1. FOTOGRAFE NA MESMA ALTURA DA CRIANÇA

O que não pode é ter (todas) as fotos com a criança lá embaixo, miúdas, distorcidas em um ângulo estranho. Você pode, sim, brincar com as distorções, mas não em todos os momentos ok? Além de que ficar na mesma altura da criança gera uma comunicação afetiva.


2. EXPERIMENTE NOVOS ÂNGULOS

Você coloca o rosto do seu filho no centro do retângulo, deixa um “teto” enorme e... dispara a câmera. Isso é bem comum e tá certo que, às vezes, não dá tempo de pensar sobre isso, mas não custa tentar e ousar emângulos diferentes. Experimente!





3. DESLIGUE O FLASH E APROVEITE A LUZ NATURAL

Assim você consegue tirar fotos com luz natural, muito mais bonitas. A maioria dos celulares hoje contam com o modo de câmera PRO (profissional) e lá você pode alterar o ISO, que determina a quantidade de luz necessária para cada momento. Lembre-se que, quanto menor o ISO, mais luz precisa ter no ambiente e vice-versa. Por exemplo, o ISO 100 é para dias bem ensolarados, já o ISO 600, para ambientes com menos luz. Se colocar a criança com o sol no fundo ela vai ficar escura, o que chamamos de "silhueta". Se o sol estiver forte e você fotografá-la virada para ele, você vai conseguir um rosto enrugado e olhos fechados. A saída é improvisar uma sombra ou aproveitar o sol para fazer uma foto de perfil. Se não quiser perder a imagem diante do sol, aqui, sim, apele para o flash. Lembra que nas sessões externas sempre damos preferência para o fim do dia





4. EXPLORE A CÂMERA DO SEU CELULAR

Cada vez mais as câmeras de celulares contam com recursos maravilhosos para fotografar, porém, o que acontece na maioria dos casos é sairmos fotografamos apenas no automático né? Nossa dica prinicpal e talvez essa deveria estar lá como número "1" é: explore os diferentes modos da sua câmera. Provavelmente tenha inclusive o modo PRO (profissional), ferramenta que disfarça os olhos vermelhos, que ajusta o foco, modo retrato, entre outros. Lembre de ajeitar a resolução das fotos, quanto maior a resolução, menor o espaço de armazenamento (qual mãe nunca teve a memória do celular cheia né?) mas também em compensação, se a resolução for melhor, a impressão e a edição ficam muito melhores. As vezes vale a pena você ter um cartão de memória ou passar para nuvem/computador... e lembre-se: backup é importante!






5. DICAS DE OURO


Transforme o momento em uma situação divertida e até desafiadora também. Aproveite os momentos em que seu filho está brincando e fotografe. Chega de mansinho, conversa, observe e brinque junto. Lembre-se de não grudá-la na parede e já pedir sorriso (isso é super comum, fica tranquila!) mas que tal ao invés de pedir, falar que a criança vai ganhar cócegas? Te garantimos que o sorriso vai sair fácil! Pedir pra sorrir não é o mesmo que provocar um sorriso. Ah e sabe aquele brinquedo que ele gosta muito? ele pode estar na foto junto, naquele cantinho que ele ama ficar...são exemplos de registro que podem trazer uma carga emocional e afetiva daqui alguns anos.








6. E POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE


IMPRIMA esses momentos. Coloque no papel essas fotografias e guarde em um local seguro. Fotos postadas no Instagram, Facebook são bacanas, mas nada melhor que a foto na mão, sentar juntos e montar o álbum, rever fotos 


E aí, curtiu as dicas? Nossa pretensão não é formar você em fotografia, mas que você possa ter um novo olhar quando for fotografar seu filho, sua família. Saber utilizar a câmera de seu celular por exemplo e explorar novos meios de clicar. E claro, criar memórias juntinho de quem você ama, se cuidando e ficando em casa o máximo possível, para voltarmos o quanto antes e podermos nos abraçar!




E aí? curtiu as nossas dicas? Comenta aqui embaixo o que achou, compartilha com as amigas e vamos tornar nossa quarentena um pouco mais leve e soltar a imaginação!


Beijinhos, tia Nati.